quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ansiedade de Separação...

Olá a todos!

Hoje vou-vos falar de algo muito importante, de um Problema Comportamental muito comum em nós (cães) e que normalmente é interpretado erradamente pelos nossos donos, pois grande parte deles acha que não passamos de cães mal-educados... Não se apercebem que temos um problema... Ansiedade de Separação.


"A Ansiedade de separação é o conjunto de comportamentos exibidos por cães quando são deixados sós, sendo um dos problemas comportamentais mais comuns em cães.

(...)A ligação implica numa relação de confiança e é o fundamento do laço entre o proprietário e o animal de estimação. Porém, quando um cão fica dependente demais de seu proprietário poderá desenvolver alterações comportamentais associadas a separação.

A principal característica da ansiedade de separação é que os comportamentos indesejados estão claramente relacionados à ausência de um ou de todos os membros da família. Ocorre quando o animal não pode ter acesso ao proprietário. Mesmo que o animal esteja na companhia de outras pessoas ou animais, o comportamento pode vir a se manifestar por estar associado a ausência de uma pessoa em especial com quem o animal tem uma "ligação muito forte".

Os cães com predisposição a ansiedade de separação são ansiosos, agitados e super ativos. Seguem o proprietário por todo lado, pulam em cima dele e correm sem parar.

Factores Predisponentes:
- Separação precoce da progenitora;
- Privação do Apego (lojas de animais, canis… )
- Mudança súbita de ambiente (casa nova, férias no canil,…)
- Aumento do número de membros da família (um bebé/animal)
- Eventos traumáticos na “infância”
- Frustração (pouco passeio)
- Natureza Social – necessidade de ter a matilha/família sempre reunida.
- Hiperapego:

Os métodos para tratar ansiedade de separação incluem: modificação da relação entre proprietário e seu animal de estimação, exercício físico, treino para obediência, modificação dos estímulos antecedentes e conseqüentes, prevenção e em alguns casos, medicamentos ansiolíticos.
O sucesso do manejo da ansiedade de separação inclui ensinar o cão a tolerar a ausência do proprietário e corrigir os problemas associados a destruir, vocalizar, e eliminar em locais inadequados."



Eu já tive este problema, daí a minha destruição quando os meus donos saiam de casa... Como por exemplo:











Mas os meus donos aperceberam-se que eu não fazia por mal... Mas sim por estar com um problema comportamental... E a pouco e pouco foram me ajudando a ultrapassar este problema. Ainda não estou a 100%... O Hiperapego... Eu AMO os meus donos... E quero sempre estar onde eles estão... Mas, já não fico nervosa quando eles saem, pois sei que vão voltar (para eu me colar a eles... aufaufauf...)


Espero que este texto ajude alguns donos a compreenderem melhor os seus melhores amigos... E que não pensem que eles estragam a casa quando eles saem por maldade... ou por má educação, mas sim PORQUE TÊM UM PROBLEMA e precisam da ajuda dos donos...


Para saberem mais sobre o assunto visitem: http://www.saudeanimal.com.br/artig130.htm

Peçam aos donos para irem para uma escola de treino ;) Aprendem vocês e os vossos donos!! Além de que fazem imensos amigos e gastam as energias extras que têm acumuladas. ;)
Aconselho: http://www.educa-cao.blogspot.com/


Se for um caso mais grave, consultem um veterinário de comportamento animal!! ;)



Lambidelas calmas**

Masha

Sem comentários: